caminhadas, passeios, provas de vinhos, foto-safaris, Lisboa, Cascais, Mafra, Oeiras, Sintra, hiking, wine, tasting

Sintra - Odisseia na Serra

Preço: 15,00 €  20,00 €
Referencia: SintraSerra

A)   ANTIGOS E MISTERIOSOS SANTUÁRIOS - PENINHA, ADRENUMES, S. SATURNINO - com início na 'Floresta Mágica', o Bosque dos Cedros, estrada Azóia-Peninha. 

B) Ou atrevemo-nos a lá chegar encetando a ascenção por patamares na encosta, com vistas soberbas, da MALVEIRA DA SERRA À PENINHA, chegando ainda ao Cabeço do Vento (9 kms/3hrs30) - início no Caminho dos Fetos, intersecção com a Estrada da Serra.

C) Também um desafio, um mergulho em verde denso, é o passeio DO PENEDO AOS CAPUCHOS: desde o Penedo, a 'aldeia do Espírito Santo', enveredamos pela estrada da Boca da Mata até aos Capuchos, passando por um pequeno lago e pela Fonte das Damas, regressando ao Penedo pela Estrada do Paiol. Início defronte à igreja do Penedo.

D) Há outras aldeias quase perdidas na serra, e outro convento além dos Capuchos. Isto mesmo podemos ver no passeio ALDEIAS E CONVENTOS DA SERRA: lago dos Mosqueiros, Tapada de Monserrate, aldeias de Eugaria e Gigarós, e o antigo convento de  Sant'Anna do Carmo - início na aldeia de Eugaria junto à EN 375 (Sintra-Colares). Como alternativa podemos fazer este trajecto: Colares - Eugaria - Gigarós - Penedo - Colares. Início junto ao antigo Hotel Eden de Colares.

E) Ainda em redor de Monserrate, um outro passeio em zona plena de calmaria e muito verdejante, conduz-nos através da ESTRADA DAS  SEQUÓIAS E TAPADA DE MONSERRATE - início no parque de estacionamento defronte a Monserrate, EN 375.

F) DE VALE FLOR AOS MIRADOUROS DE SANTA EUFÉMIA faz a ligação entre a antiga quinta Miramar/Valle Flor e a zona de Santa Eufémia da Serra, o local da primeira presença humana na serra, ao que consta. Bordejamos o parque da Pena passando sob a zona da Cruz Alta. Em Santa Eufémia dois soberbos miradouros que fazem bem valer o passeio. Início junto à quinta Valle Flor contígua ao Parque da Pena, EN 247-3.

G) Desde que tenha chovido, e fora da estação seca, aconselha-se o TRILHO DAS 20 PONTES E A VOLTA DA LAGOA AZUL. Início no parque de estacionamento da Barragem da Mula, perto da entrada da Quinta do Pisão, estrada Linhó - Malveira da Serra.

H) Para quem queira ver o 'Bosque dos Druidas' e um miradouro voltado a Sul, sugerimos o ALTO DO MONGE E A PEDRA AMARELA, com variantes mais ou menos extensas - começando desde as Pedras Irmãs junto à Peninha ou no cruzamento no sopé do Monge. Início no Parque das Merendas das Pedras Irmãs, Peninha. Ou no sopé do alto do Monge.

Nota

São muitas e diversificadas as opções de passeios e trilhos pela serra, conforme a época do ano, a meteorologia e a chuva caída que satisfaça ribeiras e cascata